O futebol brasileiro pelo mundo. Por: Dayvidson Soares

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Entrevista com Mario Lucio, brasileiro destaque do Tianjin Songjiang, da China

Por: Dayvidson Soares
Mário Lúcio foi revelado pelas categorias de base do Guarani, atualmente jogando no Tianjin Songjiang é um dos destaques da equipe, sendo artilheiro do clube no campeonato Chinês. Sendo o Camisa sete da equipe, o jogador se inspira no Kaká. Destaque do Tianjin Songjiang, da China, o meia brasileiro Mario Lúcio em entrevista fala da vida na china, o início da carreira, títulos, sonhos e objetivos.


Como começou no futebol até chegar um time profissional?
Comecei jogar desde os meus 13 anos na minha cidade em Dourados –MS. Com 16 anos, fui para o Cene de Campo Grande-MS e joguei a Copa São Paulo, eles não queriam me profissionalizar. Foi aí que apareceu um amigo do meu pai que pergunto se eu não queria ir fazer um teste no Guarani de Campinas, porque ele conhecia o treinador, aí fiquei uma semana de teste passei . Cheguei no Guarani em 2008, no ano seguinte já treinava com os profissionais e fui para 10 jogos do Campeonato Brasileiro da serie B. Em 2010 eu já era titular do Guarani no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro da Serie A, joguei todos os jogos.

Como foi jogar no Guarani?
Foi meu primeiro time profissional,  eu gosto do Guarani tenho um carinho pelo clube, joguei 4 anos lá. Só que ainda tem pessoas que só pensam no dinheiro e acaba estragando o clube. Em 2010 no jogo contra o Flamengo pelo brasileirão o Mano Menezes naquela época técnico da seleção brasileira, ficamos sabendo antes do jogo que ele ia para o jogo olhar eu e o Mazola  e fiquei muito feliz era uma coisa muito boa.

Numa época você pensou em parar de jogar futebol, fale um pouco da situação:
Depois do Campeonato brasileiro de 2010 tive proposta de 3 clubes da Serie A, mas na época meu empresário era um diretor do Guarani, uma pessoa que não tem coração acabou rejeitando as proposta e disse que eu teria proposta melhor.  Acabei ficando muito chateado com isso e pensei até em largar o futebol por causa desse dele. Mas Graças a Deus tive pessoas ao meu lado que me apoiou, minha família e amigos que pude da a volta por cima.

Você jogo de meia-atacante, fale um pouco das suas características:
Sou um meia, gosto de estar com a bola sempre nos meus pés para fazer os atacantes jogar. Mais aqui na china o treinador às vezes me usa como um atacante aberto por causa da minha velocidade às vezes de meia para fazer os atacantes jogar.

Como chegou a proposta de jogar no futebol chinês? Porque aceitou?
Eu estava no Sobradinho, do Distrito Federal, agente jogou a Copa do Brasil contra o Botafogo no ano passado jogamos em Brasília o primeiro jogo empatamos 0 a 0 eu recebi o prêmio de melhor em campo e no segundo jogo quase tiramos eles lá no Rio de Janeiro perdemos 2 a 1 e recebi o prêmio de melhor em campo também.
Depois da partida chegou um empresário em mim e me disse que tinha 2 propostas , eu não acreditei, fiquei tranquilo passei meu número pra ele. No outro dia ele me ligou e me perguntou onde eu morava ele foi até a minha casa no Mato Grosso do Sul e me mostrou a proposta da china. Resolvi aceitar a proposta e foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida.


Como é defender o Tianjin Songjiang?
Pra mim está sendo uma experiência maravilhosa,  apesar dos meus 23 anos nunca sai do Brasil. Está sendo muito bom, um time que tem apenas 7 anos e tem uma estrutura que é coisa da Europa, eu não tenho que reclamar de nada daqui do meu time.  Meu presidente é um dos mais respeitados da china, ele ama futebol e está todos os dias no campo apoiando os jogadores no treino no jogo. Por isso dentro de campo tento ajudar a minha equipe da melhor forma possível se for possível eu como grama para ajudar eles. Porque vejo que o futebol chinês esta cada vez mais valorizado.

Quais as diferenças do futebol brasileiro para o chinês?
Tem muitas coisas de diferentes do futebol chinês para o futebol brasileiro, Não tem nenhum time que atrasa o salário aqui, os clubes pagam tudo certo e não precisa ter preocupações. Os estádios aqui da china são sensacionais, todos maravilhosos, o Brasil tem muita coisa boa jogar no seu pais é muito bom, só que hoje em dia está complicado jogar no Brasil porque tem muitos times que não paga. Você não ganha um jogo a torcida quer bater em você furar os pneus do seu carro, isso não é torcida isso é vândalo, coisa que aqui na china não tem nada disso. Existe cobrança sim mais cobrança de dentro do clube dos diretores sem violência sem maldades, por isso que muitos jogadores querem sair do Brasil e vim pra china.

Quem são seus ídolos no futebol?
Meu ídolo no futebol é meu PAI, ele sempre jogou futebol e sempre me ensinou o que é certo e o que é o errado. Acho que se não fosse ele não estaria aqui fazendo o sucesso que estou. Mais eu me inspiro muito também no Kaká, gostou muito do futebol dele.

Você tem amizade com os outros brasileiros que estão na china? Como e é sua relação com eles?
A China é muito grande, fica difícil o contato com eles, só quando agente se enfrenta mesmo no campeonato. Mas tenho amigos aqui, o Eder lima ex- Santos, o Dinelson ex- Corinthians, o Davi ex- Curitiba. Tem muitos brasileiros aqui na china, o futebol chinês está cada vez mais valorizado.

Quais foram suas conquistas e títulos no futebol?
Em 2009 fui vice-campeonato brasileiro da serie B com o Guarani, em 2011 Campeão Pernambucano com o Santa Cruz, em 2013 com o Mogi-Mirim conquiste o acesso para a Serie C, esses foram meus títulos. Em 2010 joguei o Campeonato brasileiro da Serie A com o Guarani, pra mim foi a melhor coisa que aconteceu, pena que caímos de divisão mais foi muito bom.

Quais são seus sonhos e objetivos como jogador de futebol?

Eu tinha um sonho que era ser profissional e jogar um campeonato brasileiro da Serie A e graças a Deus isso aconteceu. Outro sonho é dar o melhor pra minha família que sempre me apoiou e hoje posso dizer que isso é um sonho realizado. Ainda tenho sonho de defender a seleção brasileira, por isso trabalho todos os dias fortes para que isso acontecer. Entre os meus objetivos, quero muito conquistar o campeonato chinês ou a copa da Ásia, seria muito bom.

Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário